Texto utilizado no encontro do dia 09/03/13
Foi interessante observar a reação das crianças durante a leitura do texto: Anciosas pelo resultado da experiência.
Comentamos sobre Valores morais.
16/03 -
Além da leitura do texto "A formiguinha e a neve", voltamos a citar o texto utilizado no sábado passado. (abaixo)
Além da leitura do texto "A formiguinha e a neve", voltamos a citar o texto utilizado no sábado passado. (abaixo)
Foi muito proveitoso. Utilizamos exemplos de gêneros musicais, para facilitar o entendimento:
Se só ouvirmos pagode, por exemplo, quando pararmos para ouvir uma MPB ou CLÁSSICA, com certeza diremos: que música monótona... (PAGODE = PEDRAS GRANDES). Uma das crianças disse: é minha cara.
Se só ouvirmos pagode, por exemplo, quando pararmos para ouvir uma MPB ou CLÁSSICA, com certeza diremos: que música monótona... (PAGODE = PEDRAS GRANDES). Uma das crianças disse: é minha cara.
Mas, se tivermos o hábito de ouvir MPB, CLÁSSICA...não conseguiremos ouvir PAGODE, por muito tempo. (MPB e CLÁSSICA = PEDRAS GRANDES)
Todos entenderam e ainda fizeram comentários sobre as músicas que são verdadeiras poesias e sobre as "músicas" que são apenas poluição sonora.
Falamos sobre crescimento pessoal, cultural, atitude e responsabilidade com o futuro.
AS
GRANDES PEDRAS E O VASO
Um
professor de filosofia queria demonstrar um conceito aos seus alunos.
Ele pegou um
vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então perguntou à classe:
- Está
cheio?
Unanimemente
responderam:
- Sim!
O professor
pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos
se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. Então perguntou aos alunos:
- E agora,
está cheio?
Desta vez
alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:
- Sim!
- Sim!
O professor
levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia
então preencheu os espaços entre os pedregulhos.
Pela
terceira vez o professor perguntou:
- Então,
está cheio?
Agora, a
maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam:
- Sim!
- Sim!
O professor
então pegou um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água encharcou e
saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:
- Qual o
objetivo desta demonstração?
Um jovem e
"brilhante" aluno levantou a mão e respondeu:
- Não importa quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá "espremer" dentro mais coisas!
- Não importa quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá "espremer" dentro mais coisas!
- Não
exatamente - respondeu o professor.
- O ponto é
o seguinte: a menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro
do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. Vamos! Experimente!
O professor
pegou então outro vaso igual, a mesma quantidade de pedras grandes, outro balde
com pedregulhos, outra lata de areia e outro jarro de água.
O aluno
começou colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último
tentou colocar as pedras grandes, mas estas já não couberam no vaso, pois boa
parte do vaso havia sido ocupada com as coisas menores.
Prosseguiu,
então, o professor:
- As pedras
grandes são as coisas realmente importantes de sua vida, que são o seu
crescimento pessoal e espiritual. Se você deu prioridade a isso e manteve-se
"aberto" para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus
relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus
bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a
vida. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como ficou
demonstrado com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente
importantes, como, no exemplo, as pedras maiores, nunca terão espaço em suas
vidas.
Retorno - 16/02/2013 e Encontro de 09/03 |
Apresentação de mais trabalhos da nossa desenhista! |
Cineminha: O gafanhoto e as formigas |
Empréstmo de livros |
Retornando para casa em companhia de um livrinho. Maravilha! |
Brincadeirinhas para finalizar o encontro. Só alegria!
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