sábado, 16 de março de 2013

AS GRANDES PEDRAS E O VASO




 Texto utilizado no encontro do dia 09/03/13

Foi interessante observar a reação das crianças durante a leitura do texto:  Anciosas pelo resultado da experiência.

Comentamos sobre Valores morais.

16/03 - 
Além da leitura do texto "A formiguinha e a neve", voltamos a citar o texto utilizado no sábado passado. (abaixo)

Foi muito proveitoso. Utilizamos exemplos de gêneros musicais, para facilitar o entendimento: 
Se só ouvirmos pagode, por exemplo, quando pararmos para ouvir uma MPB ou CLÁSSICA, com certeza diremos: que música monótona... (PAGODE = PEDRAS GRANDES).  Uma das crianças disse: é minha cara.
 
Mas, se tivermos o hábito de ouvir  MPB, CLÁSSICA...não conseguiremos ouvir PAGODE, por muito tempo. (MPB e CLÁSSICA = PEDRAS GRANDES)
 Todos entenderam e ainda fizeram comentários sobre as músicas que são verdadeiras poesias e sobre as "músicas" que são apenas poluição sonora.

Falamos sobre crescimento pessoal, cultural, atitude e responsabilidade com o futuro.

AS GRANDES PEDRAS E O VASO
Um professor de filosofia queria demonstrar um conceito aos seus alunos.
Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então perguntou à classe:
- Está cheio?
Unanimemente responderam:
- Sim!
O professor pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. Então perguntou aos alunos:
- E agora, está cheio?
Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:
- Sim!
O professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia então preencheu os espaços entre os pedregulhos.
Pela terceira vez o professor perguntou:
- Então, está cheio?
Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam:
- Sim!
O professor então pegou um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:
- Qual o objetivo desta demonstração?
Um jovem e "brilhante" aluno levantou a mão e respondeu:
- Não importa quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá "espremer" dentro mais coisas!
- Não exatamente - respondeu o professor.
- O ponto é o seguinte: a menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. Vamos! Experimente!
O professor pegou então outro vaso igual, a mesma quantidade de pedras grandes, outro balde com pedregulhos, outra lata de areia e outro jarro de água.
O aluno começou colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último tentou colocar as pedras grandes, mas estas já não couberam no vaso, pois boa parte do vaso havia sido ocupada com as coisas menores.
Prosseguiu, então, o professor:
- As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida, que são o seu crescimento pessoal e espiritual. Se você deu prioridade a isso e manteve-se "aberto" para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como ficou demonstrado com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes, como, no exemplo, as pedras maiores, nunca terão espaço em suas vidas.                                                           
Retorno - 16/02/2013 e Encontro de 09/03
Apresentação de mais trabalhos da nossa desenhista!
Cineminha: O gafanhoto e as formigas
Empréstmo de livros
Retornando para casa em companhia de um livrinho. Maravilha!
 
 
 Brincadeirinhas para finalizar o encontro. Só alegria!






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