domingo, 24 de fevereiro de 2013

O VENTO E O SOL


 Perguntamos as crianças quem era mais forte: o sol ou o vento; formamos dois grupos: um achava que o sol era mais forte e o outro afirmava que  o vento era mais forte. 

Após discussão e conclusão de cada grupo, as crianças apresentaram seus argumentos em defesa do sol e do vento. Foi divertido e surpreendente! Usaram argumentos de que "o sol estava aqui mas a noite ele estava no Japão", que o vento não parava, estava presente "de manhã, de tarde e de noite" , ..."pensei que só era para falar daqui", falaram sobre a camada de ozônio...

Após a rica argumentação, lemos a fábula e utilizamos as palavras finais do sol como lição para o nosso dia a dia.

O Sol e o Vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte e o Vento disse:
"Provarei que sou o mais forte. Vê aquele velho que vem lá embaixo com um capote? Aposto como posso fazer com que ele tire o capote mais depressa do que você."
Então o Sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o capote junto a si.
Finalmente o Vento acalmou-se e desistiu de soprar. Então o Sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente ele secando o suor do rosto com a mão, tirou o capote. O Sol disse então ao vento: A bondade e amabilidade eram sempre mais fortes que a fúria e a violência.
Pequeninos lendo "Diga Paz".
Grupo que defendeu o vento.
Grupo que defendeu o sol.
Leitura da fábula
 


Comentando sobre o livro "Alegria alegria".


Comentando sobr "Como nasceram as estrelas".


2 comentários:

  1. Bárbara as respostas das crianças,acho fantástico esse tipo de atividade, perguntar o que eles pensam antes de ensinar é muito interessante,as respostas dos conhecimentos prévios costumam ser surpreendentes.

    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos sua visita e comentário. Críticas, sugestões e incentivos são muito bem vindos.

      Excluir